Guia Definitivo para Esquiar no Japão: Tudo o que Você Precisa Saber
- Vitor Afonso
- há 7 dias
- 4 min de leitura
Talvez você ainda não saiba, mas se você é amante de esportes de neve, seu próximo destino dos sonhos é o Japão. Conhecido por ter a melhor neve do mundo, a Powder Snow, esse país é o lugar perfeito para esquiar, e ainda mergulhar em uma cultura extraordinária.

Por isso, preparamos um guia completo com tudo que você precisa saber para esquiar no Japão com conforto, segurança e muita diversão. Primeiro, entenda os motivos que fazem esse destino tão icônico.
1.Neve de Qualidade
O Japão é famoso por sua Powder Snow, ou seja, uma neve leve e seca, com aspecto de pó, considerada uma das melhores do mundo, que é resultado de um clima frio, com correntes de ar úmido, formando nevascas constantes, principalmente entre os meses de dezembro a fevereiro.
2.Modernidade
As estações japonesas oferecem uma infraestrutura de altíssima qualidade para esquiadores de todos os níveis, com lifts modernos, equipamentos de última geração disponíveis para locação, e escolas de esqui.
3. Cultura
Além da neve, a parte cultural dessa viagem com certeza merece um destaque. São muitas possibilidades de como mergulhar nos costumes japoneses, como passeando pelos vilarejos acolhedores, ruelas estreitas e cheias de personalidade, relaxando em um onsen (aguas termais), e principalmente através da gastronomia, uma das mais respeitadas e autenticas do mundo.

Os sabores e pratos típicos são variados e agradam diferentes paladares, mas alguns pratos chamam atenção como o ramen, uma tradicional sopa de macarrão, e o domburi, famosa tigela de arroz com carne, peixe ou vegetais. Além disso, os izakayas são ponto de parada obrigatória para quem visita o Japão. Esses pequenos bares tradicionais servem petiscos como gyozas, sashimis, karaage, e drinks perfeitos para o Après Ski.
4.Preços Competitivos
Quando comparado a destinos de neve na Europa ou América do Norte, o Japão oferece um custo-benefício atrativo, com muitas opções de resorts e hospedagens que cabem em diferentes orçamentos.
Agora que você já deve ter se convencido de que o Japão merece ser sua próxima viagem, aqui vai uma lista das principais estações de esqui do país.
1.Niseko – Hokkaido

Aqui, o destaque vai para a alta incidência de neve, variedade de pistas e um animado Après Ski. A maneira mais fácil de chegar até Niseko é através de um voo para Sapporo, combinado com um transfer até o resort.
2.Hakuba – Nagano
Sede das Olimpíadas de Inverno de 1998, esse domínio esquiável possui várias montanhas interligadas e é ideal para quem procura variedade técnica e pistas desafiadoras. A região é adorada por snowboarders e free riders. Para chegar em Hakuba, o ideal é combinar um voo para Sapporo com um trem ou transfer.

3.Furano – Hokkaido

4.Nozawa Onsen – Nagano

Essa charmosa estação, com tradição milenar é perfeito para quem busca a experiência do esqui combinada a cultura japonesa. Além da excelente infraestrutura de pistas, a região também oferece onsens naturais e um vilarejo com muita história e personalidade. Para chegar em Nozawa, recomenda se o trem que leva até Iiyama, combinado com um ônibus.
Vale mencionar ainda, estações referencias como Rusutsu, Sapporo Teine, Zao Onsen e Shiga Kogen. Cada uma com suas particularidades, mas todas, mundialmente reconhecidas pela qualidade da neve.
E por fim, aqui vão algumas dicas práticas e essenciais na hora de programar sua viagem ao Japão.
1.Quando ir:
A temporada de neve no Japão acontece entre o fim de novembro até abril, mas o auge da neve fica entre os meses de dezembro a fevereiro, sendo janeiro um dos meses com maior volume de neve, especialmente em Hokkaido.
2.Visto e Documentação:
Brasileiros que planejam viajar a turismo por um período menor do que 90 dias, não precisam de visto para entrar no Japão. É necessário, no entanto apresentar passaporte válido com chip, emitido a partir de 2011, além de passagens aéreas de ida e volta, documentos comprovantes de hospedagem, e outros documentos como comprovantes de renda para estadia. E atenção, se a viagem tiver um propósito diferente de turismo ou uma duração maior do que 90 dias, será exigido visto para entrada no país.
Não se esqueça de um seguro-viagem com cobertura para esportes de neve.
3.Equipamentos:
É claro que você pode levar seus equipamentos de esqui, mas a maioria dos resorts oferece aluguel de equipamentos de excelente qualidade.
4.Idioma:
Em regiões mais turísticas, o inglês é amplamente falado. Mas em lugares mais locais, um tradutor será de grande ajuda! Por isso, não se esqueça de ter um bom acesso a internet. Isso também pode ser útil na hora de se locomover pelo país.
5.Cultura:
O respeito as tradições japonesas é essencial! Dica: É de bom tom se esforçar para falar algumas palavras no idioma local.
Esquiar no Japão vai muito além do esporte. Essa viagem promete te surpreender, entregando uma cultura fascinante, experiências únicas e um estilo de vida completamente diferente!
Então seja sua primeira vez, ou revisitando este país, tenho certeza que essa viagem será inesquecível!
Comentários